NOTA DE PESAR- PRIMEIRO PROCURADOR GERAL DO ESTADO DR. CARLOS FAUSTO VENTURA GONÇALVES 21.12.1943 – 17.07.2015

CARLOS FAUSTO VENTURA GONÇALVES  21.12.1943 – 17.07.2015

1º Procurador-Geral do Estado

A Procuradoria Geral do Estado do Amazonas vem a público externar a consternação pelo falecimento do Ex-Procurador-Geral do Estado, Dr. Carlos Fausto Ventura Gonçalves, aos 71 anos de idade, que veio a óbito no dia 17.07.2015.

Em nota divulgada na página do Facebook da PGE, o Procurador-Geral do Estado Clóvis Smith Frota Júnior, lamentou o falecimento do Ex-Procurador-Geral. Dr. Carlos Fausto Ventura Gonçalves, que prestou relevantes serviços a esta Procuradoria, sendo o primeiro Procurador-Geral do Estado do Amazonas, e nos deixou um legado, reconhecido por todos que tiveram o prazer de desfrutar do seu convívio. Sem dúvida, a sua ausência será uma perda irreparável para a sociedade amazonense.

Texto escrito por Carlos Fausto Ventura Gonçalves, para o Livro “Relato de uma história – Quarenta anos de Advocacia Pública no Amazonas, em comemoração aos 40 anos da PGE em 2012.

Quando um grupo de advogados reuni-se para elaborar o Estatuto de um Órgão capaz de defender os interesses do Estado e ao, mesmo tempo, criar um Centro de Estudos Jurídicos, estava lançada a semente da futura P.G.E.

O sucesso desse empreendimento deveu-se, sobretudo, a comunhão de espíritos, de sonhos e de ideias desses advogados que souberam consolidar e aprimorar a legislação vigente de acordo com os Princípios Constitucionais então existentes.

Felizmente, aquela semente frutificou e hoje a Procuradoria Geral do Estado do Amazonas, é uma realidade no orbe jurídico, voltada não somente para a defesa dos interesses jurídicos do Estado, mas primordialmente, para efetiva aplicação do Direito e da Justiça.