Câmara de Resolução Extrajudicial de Litígios de Saúde registra economia de R$ 3,8 milhões de janeiro a maio de 2025
Com participação da PGE-AM, Crels resolveu mais de 80% das demandas recebidas

De janeiro a maio de 2025, a Câmara de Resolução Extrajudicial de Litígios de Saúde (Crels-AM), que conta com atuação da Procuradoria Geral do Estado do Amazonas (PGE-AM), garantiu economia de R$ 3,8 milhões e resolveu mais de 80% das demandas de saúde recebidas na Câmara sem judicialização.
A Crels resolve, de forma administrativa, pedidos de saúde como exames, medicamentos e consultas com o objetivo de reduzir os índices de ações judiciais e agilizar os atendimentos e serviços prestados à população.
Entre os meses de janeiro e maio de 2025, a Câmara de Resolução Extrajudicial de Litígios de Saúde registrou 1.666 demandas atendidas, sendo 80,7% destas totalmente resolvidas. Além disso, 863 pessoas foram assistidas e, deste total, 76% tiveram demandas solucionadas integralmente, garantindo mais eficiência e menos burocracia na resolução dos casos.
A Crels é viabilizada por um Acordo de Cooperação Técnica entre a PGE-AM, Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Justiça Federal, Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Ministério Público do Amazonas (MPAM), Procuradoria Geral do Município (PGM) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
A Câmara também está na internet, por meio do Crels Conecta, no YouTube, que amplia o acesso a orientações de saúde e conta com quase 2 mil visualizações.
Para mais informações e agendamento para atendimento na Crels, basta acessar atendimento.defensoria.am.def.br e seguir o passo a passo.