A Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM) deu mais um passo importante rumo à modernização ao concluir com sucesso, nesta sexta-feira (08/02), uma nova rodada de treinamento para o uso de uma solução tecnológica – o SAJ Procuradorias -, que permitirá o gerenciamento virtual de processos de forma moderna e célere.

Foi o segundo de quatro ciclos de treinamento que serão realizados pela PGE-AM – em parceria com a empresa Softplan Planejamento e Sistemas Ltda. -, para introduzir aos servidores do órgão o Sistema de Automação da Justiça (SAJ) nas procuradorias especializadas onde o software ainda será implantado. “No primeiro ciclo, o treinamento foi realizado por conta da mudança de versão do sistema das áreas da PGE-AM onde já estava implantado o SAJ Procuradorias. Agora, neste segundo ciclo, teremos a implantação nas procuradorias especializadas que ainda não usavam o sistema. Até início junho deste ano, no máximo, o sistema estará 100% implantado na PGE-AM, e todos os servidores estarão treinados para utilizá-lo”, explicou o procurador do Estado, Marcello Cipriano, chefe da Procuradoria do Contencioso Tributário (Procont) da PGE-AM e membro do comitê gestor que está encarregado da implantação do SAJ Procuradorias na PGE-AM.

Sobre o Sistema

O SAJ Procuradorias é um sistema integrado ao Tribunal de Justiça, que permite o gerenciamento e acompanhamento de processos judiciais e consultivos de forma virtual, moderna e mais célere, pois substitui o material físico pela versão digital, inclusive dando autonomia para a elaboração de petições e pareceres, com o intuito de reduzir custos, diminuir a burocracia e melhorar o trâmite dos processos analisados pela PGE-AM. Essa solução permite a realização de atividades relacionadas à Execução Fiscal, ao Contencioso Judicial e aos Processos Administrativos Consultivos.

Capacitação

De acordo com a consultora de Produto da Softplan Planejamento e Sistemas Ltda., Bruna Maria de Felix Vanhoni, responsável em ministrar treinamentos, o SAJ Procuradorias automatiza e refina o trabalho a ser feito pelas procuradorias especializadas. “Nós classificamos os usuários do sistema por perfil, sendo que cada perfil tem uma operação diferente dentro do sistema, sejam eles, procuradores, assessores, estagiários ou residentes. Todos foram capacitados com a parte teórica e prática para utilização do sistema dentro das suas especialidades”, disse.

Benefícios

Para a servidora Nicole Barbosa dos Santos, assessora da Procuradoria da Dívida Ativa (Prodace), esse treinamento trouxe somente benefícios devido à integração que trará para toda a PGE-AM, de forma que todas as especializadas poderão se comunicar por meio desse novo sistema. “A Prodace, que atua no consultivo tributário, vai poder comunicar com a PJC (Procuradoria Judicial Comum), que é judicial, cível e comum, e também com a Proef (Procuradoria de Execuções Fiscais), que é a execução fiscal, junto com a Procont. Então, vejo somente como uma iniciativa positiva por parte da PGE-AM”, afirmou Nicole.

Para o Procurador-Geral do Estado, Alberto Bezerra de Melo, a conclusão de um novo ciclo de treinamento do SAJ Procuradorias é mais um avanço para a modernização da PGE-AM. “Com a implantação do SAJ Procuradorias em toda a PGE-AM, o trabalho do órgão ganhará em qualidade e rapidez”, concluiu.

LEGENDA: Servidores recebem treinamento para uso de sistema que moderniza e dá celeridade ao trâmite de processos da PGE-AM

CRÉDITO FOTOS: COCECOM PGE-AM